ACESSAR SUA CONTA

Consórcios: por que essa é a melhor modalidade de crédito

Os consórcios são uma modalidade de acesso a crédito e ampliação do patrimônio muito difundida no Brasil. Principalmente por causa da sua principal vantagem: possibilita a quitação da aquisição do bem com parcelas menores — e livres de juros. Mas fato é que ainda há certa resistência quanto à modalidade.

Isso se deve principalmente a noções equivocadas sobre o consórcio, como uma suposta demora na contemplação — ou a dependência exclusiva do “fator sorte” — e a restrição de bens que podem ser adquiridos. São preconceitos e tabus que existem por causa do desconhecimento que se tem sobre essa ferramenta.

A verdade é que o consórcio pode dar acesso a uma infinidade de bens e até serviços, com tickets populares ou contemplações de alto padrão. A ideia desse post é justamente fazer cair por terra os mitos que ainda permeiam uma das formas mais seguras e rentáveis de investir, perpetuar o patrimônio e adquirir crédito: o consórcio.

Separamos as três informações que vão fazer você mudar em definitivo sua noção a respeito do tema.

3 coisas que você não sabia sobre consórcios

1. Consórcios oferecem tickets de alto padrão

Os adquirentes de uma cota de consórcio não precisam necessariamente pleitear um carro popular ou um imóvel modesto. As instituições financeiras mais consolidadas do mercado oferecem atualmente planos que atingem todos os públicos — inclusive aqueles com budget de maior musculatura. 

Na prática, isso significa que até mesmo um imóvel de altíssimo padrão pode ser adquirido por meio do consórcio. Enquanto o ticket é responsável pela quitação do imóvel propriamente dito, o adquirente pode utilizar o alto capital que acumulou ao longo da vida para equipar a casa ou investir em outros bens.

Nesse caso, o imóvel é adquirido à vista (eventualmente com descontos atraentes), e ainda sobra um belo fluxo de caixa para fazer frente aos demais planos da família. Com prospectos que chegam facilmente na casa de R$ 2 milhões, algumas administradoras de consórcio são especializadas justamente em um público mais exigente e que possui maior envergadura financeira.

2. Consórcios são personalizáveis

Outro mito muito comum relacionado aos consórcios diz respeito a uma suposta padronização dos bens contemplados. Em parte isso decorre dos sistemas mais obsoletos, oferecidos por bancos tradicionais, e que de fato acabam deixando essa ferramenta bastante engessada, sem margem para grandes flexibilidades.

Só que esse cenário ficou para trás. Atualmente a análise de crédito é mais personalizada e não se restringe apenas à renda dos interessados. Além disso, é possível projetar características do bem e até mesmo selecionar de antemão o perfil do imóvel que se quer adquirir.

A melhor parte é que o cotista pode inclusive mudar parte dessas preferências ao longo do processo, contanto que não altere de maneira substancial o valor médio do ticket.

3. Consórcios podem — sim! — ter prazos estimulantes de entrega

Contar exclusivamente com a sorte (dos sorteios) para ser contemplado ou ter que esperar 24, 36, 48, 120 meses para realizar um sonho é um dos principais motivos que afastam as pessoas dos consórcios. 

Mas esse é mais um mito. Empresas com expertise no ramo e trânsito livre entre as principais administradoras do Brasil conseguem intermediar transações financeiras de modo que haja prazos estimulantes de entrega.

Em outras palavras: é possível obter todas as vantagens de um consórcio e ter o bem entregue em curto espaço de tempo. Como isso é possível?

CTIC: expertise e segurança no ramo de consórcio

Agora que desmistificamos três questões relacionadas aos consórcios, não há mais motivos para que essa não seja considerada a principal modalidade de aquisição de crédito. O que faltava era a informação correta e o respaldo de uma empresa com expertise como CTIC Capital.

A CTIC conta com uma plataforma revolucionária de gestão de consórcios e de crédito imobiliário. De um lado, agentes especializados de crédito apresentam as ofertas e monitoram em tempo real as propostas dos clientes. De outro, consumidores conectados conseguem estabelecer prazos, perfis de renda e modelos de bens de maneira intuitiva e simultânea.

Tudo isso é possível por conta de um backoffice altamente especializado, ou seja, de profissionais que atuam na outra ponta do processo dando o suporte técnico, operacional e jurídico necessário. A CTIC mudou o jeito de fazer consórcio no Brasil. Veja como se tornar um Agente de Crédito Especializado! 

  • Home
  • Consórcio
  • Consórcios: por que essa é a melhor modalidade de crédito​

Leia também

Consórcio

Inflação pressiona preço dos imóveis e estimula consórcios

Consórcio

“Inflação do aluguel” dispara e motiva busca por casa própria

Consórcio

Entenda os impactos da alta da inflação no mercado imobiliário

Live

Live: CTIC apresenta plataforma à parceiros e clientes

Consórcio

Consórcios: por que essa é a melhor modalidade de crédito​